Cuidados em Lugares Públicos

by - quarta-feira, janeiro 30, 2013

    Pista_quadrada                                            


O trágico acidente que aconteceu no dia 27 de Janeiro em Santa Maria no Rio Grande do Sul, no qual morreram mais de 230 pessoas asfixiados em um incêndio em uma boate, levantou uma preocupação. Lugares como boates, teatros, shopping, cinemas, creches, lojas de conveniêcia, entre outros locais públicos são seguros? Quando você vai a esses lugares ou em outros você se preocupa com a segurança desses locais? A maioria das pessoas não se preocupa com esses cuidados que são muito importante.

Todos nós estamos sujeito a acidentes, mas nesses lugares públicos tem que ter uma segurança da parte do dono dos estabelecimentos. Pois nesses lugares há pessoas, há vidas humanas, muitos donos de estabelecimento não dá  a segurança adquadra para os seus clientes. Os donos não investe na segurança das pessoas, só querem ganhar dinheiro e mais dinheiro, a segurança fica a zero.

Muitos estabelecimento como nessa boate de Santa Maria não tinha porta de emergência, só uma porta de entrada o que dificultou a saída das pessoas. Isso é errado a boate tinha que ter pelo menos 2 portas. Muitas boates infelizmente estão em situação ilegal, muitas não respeita as leis, botando a vida das pessoas em risco, esses lugares tem que dá segurança para as pessoas.

Depois dessa terrível tragédia devemos redobrar mais o cuidado nesses lugares, mas como saber quais os cuidados te devemos ter ao entrar nesses lugares? A primeira coisa é observar se tem alguma coisa de anormal nesses lugares fechados como alguns itens como:

  • Porta de emergências
  • Alarme de incêndio
  • Extintores de incêndio
  • Se for em prédios tem que ter escadas e não só elevadores
  • Não pode ter fios desencapados
  • Tem que ter sinal de sinalização
  • Luzes de emergência
Quando acontece esses tipos de acidentes muitos políticos bota a cara na televisão dando entrevista falando que precisa ter mais segurança, falam que muitos estabelecimentos estão com alvarás ilegal, que é preciso fechar as portas. Eles só se preocupa quando acontece o acidente quando há vítimas, muitos dos nossos políticos aproveita pra fazer política com o sofrimento dos outros. É preciso que os políticos respeitem os familiares, se eles pretendem fazer algo que faça agora para que outras boates não seja um matadouro de pessoas.

Curta esse post com seus amigos

Confira também

26 comentários

  1. Pior que, se não todas, a maioria das boates brasileiras não tem o mínimo de segurança para situações como a que ocorreu. A lei não é clara e deixa muita margem de interpretação.

    ResponderExcluir
  2. Pior que, se não todas, a maioria das boates brasileiras não tem o mínimo de segurança para situações como a que ocorreu. A lei não é clara e deixa muita margem de interpretação.

    ResponderExcluir
  3. não sei se vistes a matéria da Globo, mas a maioria das casas noturnas - boates - infelizmente são assim..... apenas 1, em SP tem o sistema de fichas adquiridas na entrada, o que seria o ideal...... cabe ao governo criar uma lei severa a respeito, com altas punições, para que mudanças comecem a ser realizadas.... além da nossa responsabilidade em informar aos nossos filhos o perigo de frequentar lugares assim, incentivando-os a se divertirem de outras maneiras que não seja em boates assassinas!
    bjs
    tititi da dri

    ResponderExcluir
  4. Oi Flor!!

    In felizmente a maioria dos locais não oferecem essa segurança.. a maioria tem apenas uma porta... muito longe do ideal!

    Beijinhos

    Desi
    http://crochedadesi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga obrigada pela sua visitinha, confesso que tenho passado pouco por aqui por questão de tempo, mas sempre q passo me surpreendo com suas reportagens, e essa daqui não podia faltar, né?
    Fik com Deus querida, bjos
    Cris

    ResponderExcluir
  6. Por incrível que pareça (devo ser de outro mundo! kkkkk...) eu me preocupo muito sim com tudo que você disse. Quando vou à uma festa, por exemplo, olho sempre ao redor para me ambientar, procuro conhecer o lugar para uma possível emergência, nunca fico perto do palco, e sim, o mais próxima que eu puder de uma porta de saída. Inclusive (as pessoas podem até pensar que estou de paquera. rsrsrsrs...), eu fico olhando muito ao redor para evitar brigas e por correr para longe. Adorei suas dicas, Lucimar. Espero que elas sirvam de alerta para todos que lerem o seu artigo. Parabéns pela iniciativa superrrrrrrrr válida!!! Beijinhos, minha Linda!

    solteiras-noivas-casadas.blogspot.com


    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa tarde!
    Lucimar
    bem...creio q tudo já foi "escrito" sobre...só espero que haja providências e investigação por parte das autoridades competentes, para que não tenhamos outros.
    sim..cabe a cada "consumidor" ficar atentos á mazelas que muitos estabelecimentos, que só visam lucro, nos proporcionam em termos de segurança, e que só tomaremos ciência quando do acontecimento dos incidentes.
    Com carinho!
    Bela quarta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi amada, passando no seu cantinho apenas para deixar uma beijoca. Que Deus conrinue lhe abençoar...

    ResponderExcluir
  9. O problema é que não temos a cultura de "fiscalizar" os ambientes que frequentamos. Corremos muitos riscos diariamente. Pena que o ser humano é corruptível...

    ResponderExcluir
  10. Ótimas dicas flor,amei
    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. òtima postagem Lucimar, que nós e nossos filhos aprendam algo com essa perda inestimável ...


    Passei para lhe desejar uma linda tarde!

    Abçs
    My

    ResponderExcluir
  12. Oie minha linda! Gostei muito deste post e das orientações dadas nele.
    Bjuusss

    Cris

    ResponderExcluir
  13. Não gosto de boate e lugares fechados mas adorei as dicas, super válidas! Pena que só lembramos disso após um acidente terrível como esse. :)
    Já seguindo aqui e seja sempre bem-vinda!
    Beijos lindinha! ;*

    O blog Me+ está atualizado com pele para #Carnaval2013 \o/.

    Curta a FanPage para saber em primeira mão das novidade!

    BLOG || FanPage || Instagram || Face


    ResponderExcluir
  14. Olá amiga
    passando pra deixar um abraço
    Bjs fique com Deus!!

    ResponderExcluir
  15. Post maravilhoso Lucimar, parabéns!

    Bjinhus
    Xuchu

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente os políticos usam tragédias como essa para se autopromover e fazer politicagem. É preciso mais rigor na fiscalização dos espaços públicos. Excelente abordagem minha amiga. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  17. Olá gatona!!!
    Nossa infelizmente , precisou morrer 235 pessoas , pra começarem a ter mais rigor na fiscalização desses lugares =[ muito triste !!!!

    e super obg pela visita . adorei =)

    Tenha um lindo dia

    www.blogqueroserryca.com

    Bjão

    ResponderExcluir
  18. Olá amiga, muito bacana o post, eu tive uma conversa séria com minha filha adolescente sobre esses cuidados, não posso impedi-la de passear e de se divertir mas temos que fazer o papel de orientar! Bjooss

    ResponderExcluir
  19. Concordo com vc aqui mesmo na minha cidade já teve uns que estão querendo aparecer em cima da tragedia e isso é obrigação de fiscalizar não estão fazendo favor algum.
    Espero que todos a partir de agora fiquem atentos.

    ResponderExcluir
  20. Deve-se ficar bastante ligado se os locais possuem o mínimo em requisito de segurança.
    Infelizmente,no Brasil,precisa acontecer tragédias para que se inicie uma certa mobilização..que também não dá em nada.
    E a quantos esses aproveitadores que aparecem na mídia cuspindo merda,nem merecem meu comentário.

    Muito oportuna a matéria!

    Beijão,Lu!Dani.

    ResponderExcluir
  21. O que aconteceu na minha cidade foi uma tragédia horrível. Ninguém pensa olhar os detalhes quando sai para se divertir. Ainda mais jovens. Só depois dessa tragédia que começaram a fiscalizar esses ambientes. É uma dor que ninguém vai conseguir reparar. Vivendo o luto da minha cidade. Beijos.

    ResponderExcluir
  22. OI LUCIMAR!
    QUE AO MENOS ESTA TRAGÉDIA SIRVA PARA QUE AS COISAS MUDEM E COMO DIZES, QUE AS PESSOAS COMECEM A SE PREOCUPAR SE EXISTE SEGURANÇA NOS LUGARES QUE FREQUENTAM.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/ClickAQUI

    ResponderExcluir
  23. nem só boates tem que se preocupar com isso...na minha congregação a gente sempre procura se preocupar com a segurança das pessoas apesar de ser um lugar pequeno...
    beijus Lucimar.

    ResponderExcluir
  24. Muito útil sua postagem. É um alerta necessário.

    Vi seu blog na lista do blog "Siga-me" vim conhecer e já estou te seguindo , vem seguir o meu também
    http://cantinhodabiga.blogspot.com.br/.

    Tenha um ótimo domingo,

    Abigail

    ResponderExcluir
  25. Infelizmente o ser humano só tem atitude depois de tragédias....agora fecham todas as casas, agora querem regras mais duras, só funciona assim, porque ninguém respeita as leis, as regras do jogo da vida!
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir