Afogamento como Ajudar!

by - segunda-feira, outubro 29, 2012

                                                 
No verão é comum presenciar afogamentos na praia, rios, cachoeira, nos dias de verão aumenta os casos que podem levar á morte. Para evitar algo mais grave é fundamental tomar alguns cuidados para não se afogar como:


  • Não beber bebida álcoolica antes de entrar na praia.
  • Crianças não podem ficar sozinhas na praia.
  • Tome banho de praia onde tenha postos de salvamento.
  • Nadar sempre paralelo á praia.
  • Não entre no mar para salvar ninguém, procure ajuda.
  • Se não souber nadar não entre em mar, praia, lagoas.
  • Se afaste das costeiras e pedras.
                                               Evite nadar em valas mais raso ou buracos
                                                   


Não se afogue tentando salvar, caso não haja tempo de esperar pelo socorro procure alguém para ajudar.
Para evitar algo mais grave é fundamental saber prestar os primeiros socorros a vítima. Quando a pessoa se afoga a água só vai para osa pulmões quando a vítima perde os sentidos, a preocupação principal deve ser no sentido de fazê-la vomitar a água. Veja como ajudar a vítima:
  • Ao chegar perto da vítima tenha cuidado, com o susto a vítima irá agarrá-lo desesperado e poderá afogar os dois.
  • Procure por perto algum objeto ou material flutuante como bóia, prancha e jogue para ela.
  • Acalme a vítima para ela não ficar nervosa.
  • Caso não houver nenhum objeto flutuante por perto e a água for profunda carregue o corpo para a superfície, com o corpo da vítima com um dos seus braços, coloque ela de barriga para cima por trás, com seu braço em baixo da axila s da vítima.
  • Se a vítima estiver com algum objeto estranho na boca tire imediatamente.
  • Quando chegar em terra firme verifique se a vítima está respirando e se o coração está batendo, se não estiver  respirando, faça respiração boca-a-boca e massagem cardíaca.
  • Mantenha a vítima aquecida até a chegada da ambulância.
  • Quando a vítima estiver recuperada dê-lhe uma xícara de chá ou café para estimular, todas as vítimas mesmo recuperada precisa ir ao médico logo.
Curta esse post com seus amigos

Confira também

16 comentários

  1. Ótima dica...adorei..Bjim!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito importante! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  3. Ótimas dicas. A gente sempre quer ajudar e é preciso saber o que fazer para não piorar a situação. Te seguindo. Bjus!!!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. maravilha de dicas e na hr certa! Bjo Lu, tenha uma otima semana

    ResponderExcluir
  5. Oi gatona =)

    Nossa quando eu fazia curso de comissária de bordo , tivémos aulas de resgate a afogamentos , nunca vou esquecer , é sempre bom saber !!!
    adorei seu blog , já estou seguindo !!! te convido a seguir o meu tbm , e a participar do sorteio BAFOOO que tá rolando lá :

    http://quero-ser-ryca.blogspot.com.br/2012/10/primeiro-sorteio-do-blog.html#comment-form

    bjãooo

    ResponderExcluir
  6. Olá;

    Dicas valiosas!

    Quando tiver um tempinho,
    venha me visitar.

    http://maismulherpormelmarques.blogspot.com.br/


    Bjs!!!

    MEL

    ResponderExcluir
  7. Excelente postagem, todo cuidado é pouco!
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga! Adorei o post! Informações e dicas muito importantes e úteis! Obrigada pelo carinho! Um abençoado e feliz início de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OBRIGADA PELAS DICAS, COM 2 BEBES PRECISO SABER DISSO

    ResponderExcluir
  10. Menina eu já quase me afoguei foi terrível nunca mais chego tão perto do fundo.. aliás nunca mais eu vou em Buraquinho kkkkk odeio essa praia, nunca mais!

    mais gostei das dicas, agora eu já sei como ensinar alguém que queira salvar outra pessoa a salva-la pq eu..? não passo nem perto, só se for minha mãe mesmo kkkkkkkkkk


    BEIJÃO, IANA PAULINHA
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. oi,
    otimo post!
    adorei seu blog,
    estou te seguindo, segue o meu tambem
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post, alias seu blog também é muito bonito, parabéns ^^

    Gostaria de participar da coluna "Destaque da Semana" lá no meu blog? Se quiser dá uma olhada lá para saber como ♥
    http://himi-tsu.blogspot.com.br/ Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  13. Oi Lu!!
    Andei meio off ultimamente, com alguns imprevistos... mas não deixo de acompanhar seu blog!!
    muito boas as dicas!!
    E obrigada por sempre visitar e comentar meu blog!!

    Bjokas!!!

    Fer!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucimar, paz.
    Quanta informação importante! Às vezes passamos tanto tempo em momentos de lazer com a família e nunca pensamos precisar de tão valiosa informação para nossa segurança. Tenho dois pequenos que nos fazem sempre estar de olhos abertos quando estamos próximos da água. Deus abençoe você ricamente.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, tudo bem?
    Estava passando pelos blogs e achei o seu! Gostei muito do post, bem diferente do que estou habituada ler em outros blogs... Parabéns!
    Dá uma passadinha no meu blog também, acabei de postar e estou lançando a mais nova promoção: http://thepastimeloveme.blogspot.com.br/2012/10/sorteio-produtos-fitoway.html
    Se gostar, segue também que eu sigo de volta :)
    Um beijo e um ótimo feriado.
    Thaís Santos, Blog Love Me.

    ResponderExcluir
  16. Lu,dicas excelentes!Num caso desses nunca sabemos o que fazer!bjs,

    ResponderExcluir